quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Picnic

Você já se perguntou o por quê de os picnics serem algo tão incomum em nossa cultura, mesmo parecendo ser um jeito tão bacana de nos reunirmos com quem amamos? Eu tenho algumas suspeitas: temos sol o ano todo e, apesar dos meses de frio, a vida ao ar livre é algo rotineiro, que sequer nos chama a atenção. Assim, por outro lado, fica fácil entender a razão de os picnics serem tão comuns nos países mais ao norte: o sol e o calor são motivos de comemoração e devem ser aproveitados ao máximo, pois quando o frio chega, a vida ao ar livre torna-se uma dificuldade e um sofrimento.

No entanto, a rotina urbana nos grandes centros do Brasil já não é mais a mesma de trinta ou quarenta anos atrás. Passamos cada vez mais tempo nos escritórios, shoppings e prédios, e cada vez menos ao ar livre, desfrutando do sol e do céu límpido que temos gratuitamente por muitos e muitos dias durante o ano. Assim, tenho para mim que apesar da quase indiferença que temos diante de tais privilégios naturais, por questão de saúde, física e mental, é importante que aprendamos com os gringos a delícia do tempo juntos, em um jardim ou parque qualquer, com algumas coisinhas boas para beliscar. ; )

A propósito, você sabia que além da Redenção e do Parcão, que são os parques mais conhecidos de Porto Alegre e os mais próximos de nossas lojas, há também um dos mais bonitos jardins da cidade há aproximadamente 100 metros da Priscilla's do Quinta Avenida Center? Sim! É o jardim da Estação Moinhos do DMAE, ali na 24 de outubro.



A foto mostra apenas uma parte do jardim. Existem outros espaços, com bancos sob árvores, um escorregador para crianças e até uma fonte.

E então, tem motivo para não experimentar, num final de tarde qualquer, um picnic daqueles? =)

Nenhum comentário: