sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Nossa história no Hagah!

O texto a seguir foi publicado originalmente no site Hagah no dia 14/09/2011. Confira!

O DNA nova-iorquino da Priscilla´s Bakery vem do proprietário, Bernard Haffeman, há treze anos no Brasil. Seu pai é de Santana do Livramento e sua mãe - que dá nome à padaria - de Dakota do Sul. No início dos anos 1980, o casal resolveu unir o talento de Priscilla para a culinária com uma oportunidade de um ótimo ponto comercial.  Eles abriram uma gourmet shop, que vendia produtos importados e funcionava também como padaria - com o legítimo croissant -  pequeno restaurante,  principalmente no formato take away. Bernard nasceu no mesmo período e cresceu em meio a tantas delícias gastronômicas, absorvendo muito do conhecimento que tem hoje sobre o ramo. A família veio para o Brasil em 1998, inaugurou um restaurante no Palácio do Comércio, em Santana do Livramento, com Bernard sempre ajudando nos afazeres.

Mesmo vindo para a Capital estudar jornalismo, estava na cara que o destino de Bernard era montar seu próprio negócio na área de gastronomia. Depois de alguns anos morando em solo brasileiro,  começou a sentir falta de alguns produtos de qualidade diferenciada. "Um dia eu comi 'um que eles chamavam de brownie' e fiquei indignado". Foi quando resolveu abrir sua "bakery". O paladar exigente ajudou muito: ele testava as receitas até chegar no ponto certo, para depois treinar a equipe. Inaugurou uma pequena loja na Rua Domingos José de Almeida e logo um quiosque no Quinta Avenida Center, no Moinhos de Vento.

Um dos produtos mais típicos é o muffin, o que o norte-americanos chamam de "quick bread". "É intermediário entre doce e salgado, extremamente fofo e leve", explica. Logo que introduziu os clientes levaram um tempinho para acostumar com o sabor original, queriam algo mais doce. Neste formato, servem os cupcakes. O sabor que faz mais sucesso na Priscilla´s é o de cacau com recheio de mousse de doce de leite e cobertura de ganache com licor. "Agora nos Estados Unidos eles são enromes, cheios de colorantes e conservantes. Aqui não, a gente mantém mais saudável, orgânico e artesanal", salienta. Entre os salgados, ele destaca o brioche com queijo gruyére e o braid, um pão trançado recheado com presunto, queijo funtina, mostarda Dijon e Kirsch (aguardente de cereja, característica da Alemanha).  

Em breve, a Priscilla´s Bakery deve ganhar uma nova unidade ns Rua Vasco da Gama, no formato bistrô, com cardápio de almoço. Bernand comenta sobre o momento favorável para investir no Brasil, principalmente em gastronomia. "Todo mundo está brincando que meus parentes americanos vão começar a vir pra cá pedir emprego", sorri. "É gratificante participar desse processo de amadurecimento da gastronomia", complementa. 

Para ler no Hagah, clique aqui.

Nenhum comentário: